segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Crianças usam xixi e cocô para mostrar que algo não vai bem com elas

Mesmo quando há uma disfunção do aparelho urinário ou do sistema de excreção, os casos de enurese e encoprese resultam de uma articulação entre problemas emocionais e orgânicos. Essa é a avaliação da psicóloga e psicanalista Márcia Regina Porto Ferreira, estudiosa do assunto. De acordo com ela, “o fator psíquico está presente para dar significado à causa orgânica” desses transtornos.

Segundo a psicanalista, considerando a frequência dos casos entre crianças e adolescentes, “enurese é mais expressivo e encoprese é mais preocupante”.

A enurese (urina) está relacionada com o sentido dado pela criança às relações de prazer e de desprazer na troca de afetos com as pessoas.

A encoprese (fezes) é um chamado mais “radical”, mais incômodo, está mais ligado a aquilo que causa horror e repulsa.

Culturalmente, a “convivência com o xixi é mais fácil, mais aceitável do que com o cocô. A urina chama atenção, é importante verificar. As fezes, é para não ter dúvida de que alguma coisa mais grave está sendo denunciada”, afirmou.

Nos dois casos, os transtornos são diagnosticados quando há alguma frequência nos episódios de xixi e cocô nas calças, seja durante o dia ou à noite. Até as famosas “escapadinhas”, quando a criança está brincando e não quer parar para ir ao banheiro, merecem atenção, mesmo que não sejam tão frequentes.

A psicanalista disse que a tolerância é maior quando a criança está dormindo, pois o controle diurno é mais simples e adquirido antes do noturno. O controle automatizado, exigido durante o sono, é mais demorado. E para não sobrecarregar a criança, é bom que se tomem medidas que possam ajudá-la, como não oferecer líquido perto da hora de dormir. Em situações de maior dificuldade, as mães podem levar a criança ao banheiro durante a noite para que, aos poucos, ela aprenda a controlar.

Encerrado o período de treinamento, quando a criança já adquiriu o controle esfincteriano diurno e noturno, ou quando esse processo é muito esticado, os episódios de xixi ou cocô na calça começam a denunciar problemas. A urina e as fezes fazem parte dos recursos de linguagem infantil, servem para dar sinais de que alguma coisa não vai bem com a criança.

Nem sempre os casos de enurese e encoprese estão relacionados a problemas desenvolvidos durante esse processo de aquisição do controle esfincteriano. O xixi e o cocô são impregnados de muitos significados e as dificuldades relacionadas a eles podem ter origem anterior ou posterior ao período de retirada das fraldas. Em qualquer momento da vida da criança, esses transtornos no controle dos esfíncteres podem aparecer. Mas os treinamentos muito severos, sem o carinho que essa passagem merece, costumam deixar sequelas.

Limites
Ensinar a criança onde e quando fazer xixi e cocô faz parte do cardápio de limites que os pais precisam apresentar para as crianças. Para a psicanalista, como colocar limite com amor “é a dúvida que todo mundo precisa ter e carregar para o resto da vida”. Segundo ela, ser firme sem ser violento não é fácil, mas, é extremamente necessário. “Ser mãe não é fácil. O humano é complicado! Mas é preciso ter a convicção de que o limite é absolutamente fundamental”, afirmou.

Segundo a psicóloga, crianças com enurese, em geral, insistem em se manter em um estágio primário, regredido e dependente. Mas também existem aquelas ”mais malandrinhas”, que manipulam e garantem a presença da mãe por meio do xixi. De qualquer forma, são crianças que não atingem o estágio de desenvolvimento psíquico próprio da idade e não conseguem se interessar por outras coisas, se preparar adequadamente para novas aquisições.

Abrigos
Marcia Porto Ferreira trabalha com crianças abrigadas e o número de casos de enurese e encoprese entre elas é muito grande. Segundo a psicanalista, a situação nos abrigos é uma evidência importante de como fezes e urina se prestam para mostrar a precariedade psíquica das crianças.

Os transtornos atingem com frequência crianças de até 10 anos de idade. São crianças que denunciam, dessa forma, situações de desamparo muito grande e até de pânico. “Em situação de pânico, até adulto faz xixi nas calças!”, afirmou.

A psicanalista explicou que as crianças vítimas de negligência ou violência foram fragilmente estruturadas psiquicamente porque não tiveram um amparo consistente no ambiente familiar, não foram cuidadas nem amadas.

Segundo ela, quando uma criança de 10 anos fica brincando até fazer cocô nas calças, é porque vive em total falta de sintonia com o próprio corpo. Se um menino permanece indiferente aos sinais que recebe do corpo, não consegue dar uma resposta que crianças tão pequenininhas já conseguem, é por que algo muito importante está acontecendo.

Pum
Marcia Porto Ferreira disse que é bom prestar atenção até nas crianças que soltam muito pum por aí. “O próprio peido público, dá pra se ligar que tem uma agressão aí!”. Segundo ela, tudo o que gira em torno das fezes, que é da ordem do nojento, pode demonstrar como cada um lida com o desagradável. Por mais que vire uma brincadeira, essa pode ser uma maneira de a criança colocar para fora as suas contrariedades e motivações pouco amorosas. Os adultos também!

Marcia Regina Porto Ferreira é psicóloga e psicanalista, coordenadora do Departamento de Psicanálise da Criança do Instituto Sedes Sapientiae e autora do livro “Transtornos da Excreção: Enurese e Encoprese”.

84 comentários:

  1. Dra. preciso de sua ajuda

    ResponderExcluir
  2. Boa noite. Por favor me ajude, tenho um filho de três anos e ele não quer saber de fazer coco no vaso, e no pinico só se estiver sem roupa a muito tempo antes de fazer coco e não tiver saída. Ele agora vai ficar na escola o dia todo e tenho medo de não o tratarem bem.O q faço? obrigada liliane

    ResponderExcluir
  3. Boa Noite,Minha filha tem 3 anos ela nao faz xixi ne coco na noite. Durante a tarde ela faz 2 vezes coco e faz verdadieras obras de arte com as fezes com 2 anos decorava as paredes com elas. depois parou agora com 3 anos e 3 meses decora a sala o quarto etc, faz coco em qualquer lugar menos no vaso. Que fazer ante estos episodios???Preciso de ajuda, sou uma mae que trabalha.GrataClaudia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o meu de 3 anos ta do msm jeito,faz bem pouquinho na cueca,mais ele coloca a mão epra ele ta td normal

      Excluir
  4. Resposta da Psicanalista Marcia Porto Ferreira para Anônimo: Vc não me disse qual ajuda necessita. Certamente algo importante se passa e já pode ser um bom passo buscar auxílio. Coloco à disposição o telefone de meu consultório: (011) 3865-0531

    ResponderExcluir
  5. Resposta da psicanalista Marcia Porto Ferreira para Liliane: Liliane, entendo bem sua aflição. Seu filho é bem pequeno e a relação dele com a entrega do seu "tesouro", como para toda criança, tem seu luto, sua dor. Não tenho como prever como será na escola. Essa será uma experiência a ser vivida, por você e por ele e não se pode nem se deve querer antecipar demais o que ainda está por vir. Dê uma chance à surpresa, vamos ver. Se realmente ficar muito difícil, a escola poderá ter seus recursos internos, como orientadora psicológica, orientadora pedagógica que poderão ser acessadas dentro da função que lhes é pertinente. Se ultrapassar a capacidade de contornar essa questão, proporão a você buscar ajuda externa. Fico apenas com a questão sobre o que será que vc quer dizer com "não o tratarem bem". Certamente não darão a ele a atenção exclusiva que tem em casa, por isso mesmo está entrando na escola, o que é muito bom. Mas se você escolheu essa escola para ele, precisa ver se vc realmente confia em seus cuidados porque sem ela, as intervenções da escola perdem o valor.

    ResponderExcluir
  6. Resposta da psicanalista Marcia Porto Ferreira para Claudia: Bom, Claudia, acredito que vc deve concordar comigo que sua filha está gritando para que se tome alguma providência em relação a algo que está muito fora do esperado para sua idade. Com 3 anos e 3 meses já está na idade de ir incorporando parâmetros do que é proibido, inadequado, ético, estético, pudor e vergonha, não necessariamente para ela, mas para os adultos significativos a quem cede, oferece, renuncia por amor, para mais tarde ser um valor seu mais apropriado. Se ela não está em conflito, se age sem pudor ou vergonha em relação às fezes é sinal de que é um sinal a ser levado muito em conta. O que pode estar querendo revelar com isso nem ela mesma sabe e só um especialista poderá ajudá-las a melhor encaminhar essas questões.

    ResponderExcluir
  7. Ola! Meu nome é Sandra, meu filho esta com esse problema vem e vai, ele desde 1 ano de idade tomou muito remédio para uma renite alergica e até operou com 3 anos, de lá pra cá ele sempre foi nervoso não do tipo agitado mais introvertido, desenhava no vento, falava sozinho, chorava por qualquer coisa, mais na escola é inteligente leu com 5 anos, é super responsável até demais um pouco metódico por marca hora pra tudo, muito exigente. hoje tem 8 anos e sempre acho cuecas com sujo de coco, converço e ja briguei, prometi castigo, mas decidi converçar mostrar que sou sua amiga e ele me diz que não consegue segurar e como já sujou ele continua a brincar depois vai no banheiro ou eu pego antes por sentir o cheiro! Já tentei ver se ele se limpa direito ele até já lava a cueca mas não para. Ele só suja não faz tudo na cueca! não sei mas o que fazer! sandragrei@bol.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá!Meu filho tem 3 anos e 4 meses e vai para a creche desde os 6 meses. Nunca me preocupei realmente em tirar ele das fraldas, até porque ele fica o dia inteiro na creche, então quando as educadoras começaram a tirá-lo, isso no início do ano passado, eu só dei continuidade em casa, no começo foi muito difícil até para o xixi, então em casa deixava-o de fraldas e na creche sem. Não sei se isso acabou confundindo o bebê, mas agora estou com um problemão com ele, pois nada faz com que ele use o banheiro para fazer cocô, o xixi ele faz somente no bnheiro e sozinho, mas o cocô não.Esse ano, as educadoras que estavam com ele desde os 6 meses, mudaram e as atuais estão me pressionando muito, além da diretora e pedagoga. A pediatra já me disse que é normal, mas não sei mais o que fazer. Uns dizem qwue é assim mesmo, outros dizem que não. Não quero pressionar meu filho.

    ResponderExcluir
  9. Qual a idade que as crianças devem ter para se limparem sozinhas no banheiro? Tenho uma filha de seis anos e ela ainda pede para que a limpemos. O que fazer?

    ResponderExcluir
  10. ola boa noite, minha filha tem 5 anos mas ate hoje ela nao consegue se limpar, ela acha nojento ter que se tocar e chora quando insisto mais um pouco. soube muito tempo depois que a baba dela bateu nela por causa do xixi que ela fez nas calças, mas ela tem njo ao se limpar, me ajudem. M. Jose

    ResponderExcluir
  11. Olá meu nome é Priscila,tenho um filho de 7 anos que está fazendo coco nas calças e não sei mais o que fazer,pois já foi conversado várias vezes até ameacei bater mais vi que não ia dar em nada,o que faço,ele faz tratamento com um remédio controlado chamado RITALINA,por favor me ajudem!

    ResponderExcluir
  12. O meu filho faz direitinho as necessidades dele no vaso. Ele têm 4 anos,apesar de quase não falar ainda. Ele sempre me pede para ver o xixi dele caindo dentro do vaso. Sempre fala: Olha meu pipi mamãe, e se eu por algum motivo não olhar ele vira a cabeça me proucurando até que eu veja o xixi dele caindo dentro do vaso. Isso é normal?

    ResponderExcluir
  13. Olá, pessoal!Acho que esse post é informativo, nos leva a pensar em muitas coisas, mas, não pode explicar tudo. Esse assunto é complexo demais! Cada criança precisa ser avaliada por um profissional competente, precisa de um olhar especial para ela. O que eu entendi com as explicações da Dra. Marcia, é que elas estão dando um recado com o xixi e o cocô: "olhem para mim, cuidem de mim, alguma coisa não muito boa está acontecendo comigo!"O primeiro passo é conversar com o pediatra. As crianças maiores, em geral, são levadas ao médico só quando estão doentes, e essas questões acabam ficando de lado. Mas, deveria ser justamente o contrário, pois a saúde mental é fundamental! Até rimou...É bom marcar uma consulta para falar da saúde como um todo, não separar corpo e mente.Como diz o pediatra do Gabriel: "os pais precisam aprender a promover saúde".Precisamos preparar as crianças para um trabalho preventivo. Segundo ele, os pais devem explicar para a criança porque está indo ao médico para que ela aprenda o valor dessa atitude e carregue essa idéia de cuidado com a saúde para o resto da vida.O pediatra vai avaliar a necessidade de um encaminhamento para um psicólogo e poderá orientar a família sobre os serviços disponíveis para cada caso, cada bolso... Em alguns casos, as crianças podem estar precisando de uma terapia, em outros, uma orientação para os pais lidarem com a situação pode ser suficiente.Como já explicamos aqui, existem serviços públicos de saúde para tratamento psicológico. E a Dra. Márcia deixou o telefone do consultório aqui para um leitor, acho que está disponível para outras pessoas que quiserem procurá-la.Acho que essas crianças precisam mais do que um palpite, que seria o máximo que eu poderia dar em relação a esses casos trazidos aqui. Vamos trocar experiências, refletir, mas, nada é mais importante do que procurar os serviços de saúde para cuidar das nossas crianças. Beijos

    ResponderExcluir
  14. Adriana.Meu filho completou 4 anos e ainda está com dificuldades de fazer xixi e coco no vazo. O xixi ele já evoluiu um pouco mais as vezes regride. Temos muita paciencia, não forçamos ao ponto de traumatiza-lo,mais me preocupo muito com essa situação. Sinto que ele fica constrangido e em suas orações diarias pede ao Papai do ceu para ajudá-lo. É uma criança muito inteligente, com um ano e meio já formava frases e conversava muito bem. Seu perfil é muito sociável, não possui dificuldade em fazer novas amizades com crianças e também com adultos. Ele expressa muito bem suas opiniões, até demais pela idade dele. Preciso de uma orientação em relação ao problema que estamos enfrentando. Qual a melhor maneira para eu lidar com ele. Para se ter uma idéia, para ele fazer coco implora para colocarmos nele a frauda, caso contrario fica com a barriguinha doendo mais não faz.

    ResponderExcluir
  15. Olá, boa noite!!Preciso muito de uma ajuda. Meu filho, desde dos 4 anos de idade faz côco na cueca, não é bastante, mas parece que ele fica segurando, ai vai saindo aos poucos. Mas agora ele já está com 7 e ainda continua com isso. No fim do ano ele melhoru e ficou até uns 4 meses sem fazer coco na cueca, mas agora desde do mês passado pra cá ele voltou a fazer na cueca. Não sei mais o que faço, já o incentivei, já ameacei e nada. Preciso mesmo de uma ajuda, porque não estou mais suportando essa situação!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  16. meu filho tem 10 anos,e suja a cueca de coco me oriente por favor.

    ResponderExcluir
  17. Olá eu me chamo Carina e estou com um problema com a minha filha, ela tem 3 anos e meio, e voltou a fazer xixi na calça, ela até vai ao banheiro, mas tem horas que não pede, e nos falamos pra ela ir e ela fala que não tem xixi pra fazer, não sei mas o que eu faço, visto que ela vai na escolinha e acaba que esta ficando constrangida com a situação de voltar a fazer xixi na calça, perante os amiguinhos. Estamos morando no Japão e devido a diferença da lingua local, preciso de ajuda de vcs do Brasil. Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  18. carla .....Ola meu filho vai fazer 6 anos e ate hoje usa fralda pra dormir e faz coco nas calças quando esta brincando , isso piorou muito depois da separaçao quando ele tinha 3 anos e hoje ele diz volta a morar com meu pai pois eu nao gosto dessa casa e ele provoca muito o padrasto quando ele esta de folga , pois quando esta comigo ele é outra criança , mais quando esta na escola a diretora disse que ele manipula as crianças a fazer quilo que ele quer ...Hoje meu casamento esta por um fio e estpu prestes avoltar com o pai dele ...por favor me de uma sugestao pois nao conheço mais meu filho pois ele me pareçe ter varias personalidades .......

    ResponderExcluir
  19. Olá!Tenho um filho de 6 anos, e há 1 ano mais ou menos ele se queixou q os amigos estavam rindo dele no banheiro, pq o cocô fedia, conversei com a professora, em casa, incentivei,aí ele melhorou um pouco nas férias, esse ano ele foi p uma escola nova e tem voltado com a cueca borrada, ele tb faz xixi na cama, conversei com os novos professores, e eles se comprometeram a me ajudar, como de fato estão, só q não tem resolvido mto... ele é uma criança mto boa, amigo, criativo,divertido, os amigos adoram ele, há 2 anos parei de trabalhar p ficar com ele, as vezes tenho medo do problema ser comigo, p não cobra-lo mto, fizemos alguns "acordos" p não ter q ficar cobrando as coisas dele, pois sempre falo q ele já é um rapaz.Por favor me ajudem.Grato

    ResponderExcluir
  20. Meu problema é o contrário do de vocês, meu menino "prende" o cocô. Ele passa 8 dias sem fazer, eu coloco então o supositório de glicerina e ele faz uma monstruosidade. Gostaria que ele não prendesse, mas o que faço? Meu terapeuta diz que ele quer mostrae que tem controle sobre as coisas dele, mas assim já é demais não?!

    ResponderExcluir
  21. Olá ! Meu nome é Bia, meu filho tem 9 anos e ainda faz xixi na cama praticamente todos os dias, eu não sei mais o que fazer. Ele ainda usa fralda pra dormir porque não tem jeito. E de uns 2 anos pra cá começou a fazer coco na calça. Percebemos que ele não quer interromper suas atividades e segura até não conseguir mais. A situação chegou a um ponto que quando vamos viajar colocamos fralda nele durante o trajeto para não haver acidentes.

    ResponderExcluir
  22. Ola, meu nome é Luise, tenho um filho de 6 anos que desde os 2 "prende" o cocô. Ja o levei a varias psicologas, gastros, pediatras, entre outros tratamentos e esse problema nao foi resolvido. Eu nao sei mais o que fazer. Fico impressionada com o numero de casos parecidos, se nao iguais ao do meu filho... e a falta de ajuda, informacao e medicos qualificados para resolver esse problema, que ao contrario do que parece é muito comum.Ja vi casos que foram resolvidos com psicologos, outros com o tempo,na verdade, cada caso é um caso a ser resolvido de forma diferente. estou desesperada, pois tenho medo das consequencias que esse problema pode trazer no futuro.Sou de Curitiba, se alguem souber de algum profissional, por favor me avise.Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi tdo bem luise o meu netinho tbm prendia o coco quandom era pequeno pois ele era ressecado ao que ajudou foi o oleo de linhaça que a gente dava uma colher ou colocava na comida pra ajudar ele ir ao banhei ro pois sentioa muita dor quando ia fazer coco hj ele faz todos os dias

      Excluir
  23. Ola.Boa Noite...Dra. Estou no japao,tenho uma filha de 4 anos,e estou cm um problema q ela durante o dia faz xixi na escola...nas calças,brnca ate fazer xixi...Sou mãe solteira e ja nao sei como fazer...poderia me ajudar?????????/Obrigada...Vou deixar meu email,poderia entrar em contato comigo???ts_alexsandra@hotmail.com

    ResponderExcluir
  24. ola, meu filho de 12anos vre mexe faz coco nas calças, ele fazia isso qdo tha uns 7anos, ai parou e tem uns 5meses esta voltando a fazer coco na calça. nao sei se e preguiça de ir n banheiro,pois ele passa muito tempo no computador. me ajudem pelo amor de Deus. nao quero constranjir ele e nao sei como ajudar e nem o q fazer. meu e mail angelita_pedrita@hotmail.com

    ResponderExcluir
  25. Ola, creio que o problema do meu filho seja terrivel demais, ele tem 9 anos uma menino super iteligente mas, faz coco nas calças todos os dias, muitos dias precisa tomar até 4 a cinco banhos, esconde roupas sujas de coco, usa muito papel higienico....nossa muito ruim. me ajude não sei mais o que fazer !taniamarli@live.com

    ResponderExcluir
  26. Ola, meu filho tem 9 anos e faz coco nas calças,tendo que tomar ate 4 banhos por dia! me ajude por favor não sei o que fazer. obrigada leslie.borges@hotmail.com

    ResponderExcluir
  27. preciso de ajuda meu filho tem quatro anos e faz coco na calça se recusa ir no vaso e ate se esconde pra fazer tem vez que eu fico brava ja tentei de tudo quando eu coloco ele no vaso ele nao faz e depois fica fazendo aos poucos nas calças toma varios banho por dia to muito preocupada me ajude

    ResponderExcluir
  28. MINHA FILHA JÁ TEM QUASE 12 ANOS, DURANTE O DIA ELA FAZ XIXI NORMALMENTE SÓ QUE QUANDO AMANHECE ESTA SEMPRE MOLHADA . MIM AJUDEM PORFAVOR!

    ResponderExcluir
  29. ola tenho um filho de 10 anos e de um tempo pra ca ele vem fazendo coco nas calças com frequencias eu pergunto sempre se te algo aconteçendo com ele e ele diz que nao mas quando falo de leva-lo ao medico ele implora para q eu nao o leve eu estou muito preocupada e nao sei o que fazer por favor me ajudem

    ResponderExcluir
  30. Meu filho tem 11 anos e deuns uns meses pra ca , resolveu brincar no banho, faz coco e suja todo o box , banheiro...com coco, ja conversamos..ja apanhou..e ele nao explica o porque.. e nada ta adiantando ..e que pode ser ?Ja fez na casa da avo e do pai.A avo havia escondido essa informaçao..ele passa a maior parte do tempo com ela..que esconde tudo de malcriação que ele faz com ela..tem desatenção total nos estudos..só pensa em brincar,internet e video game..

    ResponderExcluir
  31. Sou Vó ROSE 43ANOS,tenho um neto DE 4ANOS QUE A ALGUNS MESES COMEÇOU A FAZER COCÔ NAS CALÇAS(ATO ESTE QUE PERCEBE-SE QUE ELE PRENDE)POIS NÃO FAZ TUDO, PERCEBÍ QUE HAVIA ALGO DE E4RRADO E DE IMEDIATO DIALOGUEI COM MINHA FAMÍLIA E MINHA FILHASUA MÃE (POIS VÍ ESSES TRANSTORNOS NA PO-GRADUAÇÃO DE PSICOPEDAGOGIA ONDE Freud comenta algo em discussão). Portanto, já havia tirado minhas conclusões: Tenho um cunhado de 45anos que cdeia meu Neto e o aterroriza com o olhar, meu Neto falta se jogar de uma janela, só não aconteceu o pior porque eu estou sempre por perto e deixei claro, que se algo em termos de machucá-lo, ou prejudicá-lo eu registrarei queixa de imediato a policia,hoje aqui escrevendo este e-mail só dele ouvir o barulho do cachorrinho pintcher latir ele de imediato me agarrou e disse "o tio ?", ELE vai me pegar! Meu Neto fica na creche de manhã(da pre4feitura) e a tarde 13:30 fica na casa de minha mãe(bisavó)onde mora meu cunhado, passando por dentro da casa de minha mãe, em todos os casos meu neto tem que v^-lo todos os dias...e sempre quando ele pode ele aterroriza o menino, isto porque ele tem uma filha de 7anos que não se desgrudam são muito amigos.Diz minha irmã que ele é frustrado por não ter tido um filho homem: na minha opinião se ele não consegue lidar com isso deveria se matar, não tentar matar meu neto de tanto medo!Parece que estou sendo ruím, mas é que cada tempo que passa meu neto está piorando, minha filha esta tentando psicóloga(o), não temos com quem deixá-lo á tarde, mas já iremos mudar de horário para ano que vem, o que devemos fazer...pois todos aqui já sabem como lidar com meu neto: muita paciencia, abordá-lo com carinho, orientá-lo, estar sempre pronto a acompanhá-lo ao banheiro(caso ele tenha algum medo de ir sozinho), e sempre com o tom de voz moderado, descendo sempre na mesma altura dele, nunca deixá-lo se sentir desprotegido e reprimido!Também sou educadora infantil a dez anos compreendi alguns casos na creche, agradeço dede já!

    ResponderExcluir
  32. Eu tenho uma filha de 10 anos de idade e começamos a perceber que desde os 9 anos de idade, nossa filha tem feito coco na calcinha. Estamos preocupado com a situação desagradável, pois ela não aceita nossa ajuda, fica brava e não quer ir ao psicologo para ser consultada. Nossa filha até hoje dorme junto conosco na cama, geralmente fica na cama de casal e não sai de lá, eu tenho que dormir na sua caminha que coloquei ao lado da nossa no quarto. Minha esposa trabalha fora, fica desde as 5:30 até as 18:15, não sei se ela esta muito carente, pois damos muito carinho mas ela é muito revoltada, rebelde e tem um genio muito forte. Nas situações em que ela fez coco na calcinha, tem escondido em cima do guarda roupa ou dentro dos cantos dele. Não sabemos mais o que fazer, nos ajude por favor.

    ResponderExcluir
  33. Meu nome é Elza e tenho uma filha de 2 anos e 10 meses desde dos 8 meses ensinamos ela fazer xixi e coco no piniquinho..so que de uns dias para ca ela tem feito xixi na calça e ontem fez cocô. Moramos na mesma casa que meus pais e ela sempre foi muito ligada a eles então as vezes noto que ela tem dúvida onde deseja ficar.Posso me considerar um pouco ausente pois tive depressão e isso me afastou um pouco dela. Mais hj temos uma relação muito boa.Mais estou ficando muioto preocupada com isso uma vez que ela sempre pediu. As vezes penso que ela esquece fica brincando e quando vê! Por favor, preciso de ajuda!

    ResponderExcluir
  34. estou muito triste minha ,filha bate na minha neta por ela fazer coco na calcinha,acho isso muito triste diz que frescura mas acho isso muito serio por que ela tem 6anos

    ResponderExcluir
  35. olá boa noite,tenho um filho de 9 anos q faz coco nas calças todos os dias,toda hora,toma banho direto,vi que esse problema atinge muitas crianças,pensei que só eu estava sofrendo com isso.Sou separada há 3 anos,o pai dele já tem outra família,eu vivo só com ele,más não sei mais o que fazer com meu filho,ele é muito inteligente,ma´s passa porisso,me ajudem por favor,peço socorrooooo!!!

    ResponderExcluir
  36. gostaria muito q me desse um numero daqui do Rio de Janeiro,moro aqui,meu filho tem 9 anos e faz coco nas calças.me ajudem por favor.meu email é rosangela143@yahoo.com.br,meu celular 021 88432289.Pois trabalho fora,e lidar com esse tipo de problema tá muito díficil para mim,desde os 6 anos ele tá assim,vai e volta,hoje ele tem 9 anos.me ajudem por favorrrr!!!

    ResponderExcluir
  37. olá, gostei muito do seu blog e já estou seguindo!O meu é lurigueira.blogspot.com..Se puder, d~e uma olhadinha...Um abraço!

    ResponderExcluir
  38. Mãe preocupada,Drª Meu filho tem 10 anos e desde os 5 anos ele faz cocô nas calças, na realidade ele não faz coco nas calças, ele vai ao banheiro, mais os shorts sempre estão sujos como se ele não estivesse se limpado direito ou outras vezes estão tão sujos que parece que ele realmente fez coco nas calças, já conversei, já falei, já expliquei e já estou aflita pois não sei mais o que fazer, preciso muito de ajuda. Eu trabalho e meu marido também. Meu filho foi para a creche com aproximadamente 01 ano e meio, onde deixou de usar fraldas e ficou na creche até os 03 anos e meio. Foi quando eu me mudei para um bairro mais distante da creche por razão do meu trabalho e ele passou a ficar com a avó materna ele gostava muito da creche, tanto que na hora da saída quando eu ia busca-lo às 19:00 horas ele corria para dentro da creche e subia nos brinquedos não querendo ir embora. Sempre demos muita atenção a ele no nosso tempo disponível, viajavamos muito nos finais de semana e nos feriados prolongado, levavamos ele ao parque e etc..., Drª cheguei a conversrs com algumas "pessoas" que desconhecem essa situação de fazer coco nas calças e somente xixi. Drª por favor me de uma orientação. Obrigada!

    ResponderExcluir
  39. Olá,Preciso de uma ajuda, meu sobrinho de 12 anos começou a fazer cocô nas calças durante o dia, dormindo e na hora do banho. Não usa o vaso sanitário. Estou achando que ele esta com algum problema psicológico. Já falei p/ os pais, que acham que é normal. Os pais trabalham muito, e ficam com a criança somente algumas horas. Ele hoje esta de férias em minha casa, mas já não estou mais aquentando a situação. Toda hora oriento ele para ir ao banheiro, mas é como se eu estivesse falando com ginguem. Falo p/ eles que não quero mais a criança aqui na minha casa?? Gostaria de uma orientaçãoObrigada,

    ResponderExcluir
  40. Olá, tenho uma filha de 4 anos, que faz xixi nas calças durante o dia, so molha a calcinha e uma vez ou outra faz xixi na cama. Não to sabendo lidar com essa situação, falo, falo e falo com ela, mais ela diz que não vai fazer mais, mas continua fazendo. ela se contorce quando quer fazer xixi, mais nao vai no banheiro. O que eu faço?

    ResponderExcluir
  41. Olá! Tenho um filho de 6 anos e ele dorme de fralda, pois faz xixi na cama e sempre suja a cueca de cocô. Algumas vezes faz na cueca. Ele chega a ficar 5 dias sem evacuar e qdo sai é um torpedo muito fedido. Ele joga muito no computador e nintendo wii. Ele até recusa se alimentar para não parar o jogo. Já pedi vários encaminhamentos para psicologa, o pediatra já pediu e o neuro tb, mas o meu convênio não libera nem mesmo uma avaliação. Por favor preciso de uma orientação.

    ResponderExcluir
  42. Olá, queria esclarecimentos, meu filho hj tem 13 anos mas qd ele tinha mais ou menos de 4 ate 10 anos ele fazia coco nas calças e dizia que era diarréia, mas qd eu via o coco era duro fazia isso com frequencia, o que será que estava acontecendo com ele naquela época? será que hj posso ajudar ele de alguma forma? me auxilie por favor

    ResponderExcluir
  43. TENHO UM SOBRINHO DE 10 ANOS QUE MICCIONA NA CAMA TODAS AS NOITES E NÃO TEM MUITO CONTROLE SOBRE AS EVACUAÇÕES, QUANDO SENTE SENTE VONTADE TEM QUE IR LOGO PARA O BANHEIRO SE NÃO ACABA EVACUANDO NAS CALÇAS.O QUE SERA QUE PODE ESTAR ACONTECENDO.GOSTARIA DE AJUDAR.E-MAIL PARA CONTATO:ionaramartinelli@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  44. Dra. minha baby esta com 2 anos e 5 semanas e Desfraldou de em Dezembro de 2010..ja fazem alguns meses..passava o dia todo sem fralda pedia p/ fazer xixi..coco..axei otimo estava super feliz..so que Quinta -feira passada precisei sair a tarde..minha filha chegou da creche e deixei ela aqui com a moca que trraBALHA em kza ..o que nao 'e de costume...quando voltei minha baby disse que fez xixi na calca ,eu perguntei da moca e ela confirmou que a pietra tinha feita xixi e coco na calcinha 3 x. sendo que ela nao esta com diarreia e nem nada...fiquei triste e furiosa..passou mil besteiras na minha cabeca....e desde quinta passada ela vem fazendo coco na fralda..e xixi tbm as vezes..nossa to arrasada nao sei o que fazer..........nao sei se isso 'e normal ..nao sei se aconteceu alguma coisa??mae Talita Farias

    ResponderExcluir
  45. Olá, gostaria de saber quantas vezes aproximadamente uma criança de três anos faz xixi no dia? Minha filha já está sem fraldas há um ano, faz xixi e cocô no vaso, o processo foi tranquilo. Entretanto de um mês para cá após entrar na escola ela começou a pedir para fazer xixi várias vezes por dia (13 vezes)em muitas delas ela não faz nada ou faz bem pouquinho...as vezes vai ao banheiro, depois de 5 minutos pede para ir novamente. Levei ao médico e o exame de urina não deu nada e ela não se queixa de dor. O que eu faço? O que pode ser? Grata Lilian.

    ResponderExcluir
  46. Olá, meu nome é Nara, moro em Curitiba. Tenho 3 filhas, 2 adolescentes do primeiro casamento e a pequena de 4 anos do segundo. A pequena quando saiu das fraldas, com 1 ano e 6 meses, foi tudo ótimo, maravilhoso, tranquilo. Passados uns 3 meses, do nada, começou a fazer xixi na cama a noite(o que nunca tinha acontecido), então começou a fazer tbm durante o dia e até agora, continua igual. Pelo menos 2 vezes ao dia ela faz. O que mais me intriga é que em janeiro, tanto do ano passado como o deste ano, ela ficou com minha irmã na praia e não fez nem na calça muito menos na cama. Como eu e meu marido brigamos muito e meu marido é uma pessoa muito "difícil", será que pode hacer alguma relação? Não sei mais o que fazer e como agir, por favor preciso de ajuda!!!!!!!

    ResponderExcluir
  47. No comentário da Nara de 14/03/2011 observei que ela toca no ponto que provavelmente está a causa do problema. A relação dificil entre os pais afeta diretamente os filhos. A minha pequena tem 4 anos e vivo uma fase na qual busco orientação; e já houvi de especialistas: Melhorando a relação do casal,trabalhando a criança com amor,buscando entendimento, aprendendo a educar tudo se resolve ! Porem já suspeitava algo relacionado ao psique; eles absorvem, retem em algum momento, e depois precisamos ajuda´-los, pois se não é físico, é emocional, precisamos de ajuda ! Boa sorte a Nara !

    ResponderExcluir
  48. tenho um filho com 8 anos de idade e a serca de umas tres semanas o mesmo começou a faser coco nas cueca e diz que nao sente nada [ parece uma pasta cremosa escura ].Ele era filho unico so que agora ele tem um irmaozinho de 1ano 3 meses e andei reparando que o mesmo esta com siumes do pequeno .Vou levalo ao medico amanha .Andei dando maizena para ver se parava de faser reduziu um pouco mais continua afaser um pouco ainda .[grato se puder me ajudar ] ok .junior

    ResponderExcluir
  49. olá DRA ? meu filho tem 10 anos e ainda faz xixi na cama , mesmo quando dorme de dia , ja fiz de tudo , por ultima mandei que dormisse na casa do tio ai ele não fez xixi que será que se passa com ele ? meu email rosileneyassine@hotmail.com por favor me ajude

    ResponderExcluir
  50. oi tenho um filho de 15 anos sempre fez coco nas calças, quando pequeno achava que era para chamar a atenção mas esses anos ja me preocupo e não sei o que fazer ainda pior que é costragedor e ele não fala comigosobre o assunto> Por favor me ajude?

    ResponderExcluir
  51. Oi tenho um filho de 7 anos que faz coco nas calças,não sei mais o que fazer, já briguei, coloquei de castigo e já bati também.Quando isto acontece de fazer coco na calça ele fica triste, por sabe que vamos brigar com ele. Já conversei disse que pode confiar em mim e me contar o que esta acontecendo,ele diz que não é nada que ele não sente quando faz coco e xixi na calça.Preciso de ajuda como devo proceder para judar meu filho?
    Eu trabalho fora o dia todo.

    ResponderExcluir
  52. OLÁ! TENHO UM NETO DE 4 ANOS E 1/2. FAZ COCO NA CUECA. NUNCA SENTOU NO PENICO OU VASO. NÃO QUER. TEM CONTROLE DO ESFINCTER. QUE FAÇO?

    ResponderExcluir
  53. Olá, tenho um filho de 13 anos, ele tem déficit de atenção, e a pelo menos um ano faz tratamento com uma neuro´pediatra, toma medicamento de 20mg mas somente em dias de aula, no fim do ano a médica mandou suspender o remédio durante as férias. Em fevereiro, início das aulas ele voltou a tomar o medicamento, contudo neste mesmo mês ele começou a defecar na cama enquanto dorme, e às vezes suja a cueca durante o dia. Já conversamos com ele, tentamos tudo que poderíamos fazer, mas até agora nada adiantou, o que devemos fazer, que ajuda procurar?

    ResponderExcluir
  54. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  55. Nao sei mais o q fazer...tenho uma filha de tres anos e nao usa fralda ha um ano...de uns meses pra ca ela esta indo para a casa do pai dela sozinha e desde entao ela esta fazendo xixi de 5 em 5minutos e mtas vezes na calca e na escola tbm..e a coordenadora veio conversar comigo pq a minha filha disse pra ela q a culpa era do pai dela pq deu algodao doce pra ela...eu nao sei o q pode estar acontecendo la na casa dele...e tbm nao posso impedir ele de levar ela....o que eu faco...onde procuro ajuda????????

    ResponderExcluir
  56. ola tenho um filho de 6 anos que ta fazendo xixi de 5em 5 minutos e ,evontade de fazer coco tbm oda hora mas não consegue, e as vezes diz que não sabe que esta acontecendo com ele e ate chora como devo agir .obrigada Lilian.

    ResponderExcluir
  57. Meu filho tem 3 anos e desde que tinha 1 aninho prende as fezes após uma experiência traumática durante uma evacuação. Desde então minha vida mudou...ele toma doses cada vezmais altas de laxante diariamente, come alimentos que ajudam a evacuação, coloca pomada relaxante passada por um proctologista, mas NADA muda.
    Ele não aceita sentar no penico nem no vaso. Já colei adesivos no banheiro, comprei livros ilustrativos, passei horas com ele no vaso, expliquei que todo mundo faz cocô e até faço cocô na frente dele, mas NUNCA obtive êxito. O QUE FAZER??? Tentei deixá-lo sem fralda durante o dia para ver se ele aprende a usar o vaso para o xixi, mas no dia que ele fez xixi nas calças, notei que ele PRENDEU o xixi quando estava sem fralda para não se sujar...mas não aceita fazer no banheiro, nem no penico, embora peça frequentemente para ficar de cueca. PRECISO DE AJUDA. SOU UMA MÃE FRUSTRADA.

    ResponderExcluir
  58. Boa noite. Gostaria que me ajudassem quanto à minha filha. Ela tem 4 anos, está na escola desde os 3 e nunca fez xixi no banheiro da escola. Já levei à psicólogo, terapeuta ocupacional, já fizemos reuniões com a coordenadora pedagógica da escola dela e por diversas vezes já conversei com ela sobre o assunto. Resultado: continua fazendo xixi na roupa na escola, não vai à nenhum banheiro que não seja o da minha casa.Quando viajamos é o mesmo drama, prefere fazer xixi na roupa do que usar o vaso. já prometi recompensas, já fiquei brava, já ameacei tirar da escola, já comparei-a com outras amiguinhas que fazem xixi no vaso, mas, não adianta, ela insiste em dizer que só usa o vaso da casa dela. Não me recordo de nenhum episódio que possa ter traumatizado ela quanto a isso. Pelo amor de Deus, me ajudem, o que eu faço. Isso é normal?

    ResponderExcluir
  59. Boa Noite!
    Preciso de ajuda minha filha de 8 anos esta urinando nas calças, isso vem acontecendo ja fzem uns 4 meses, ja levei na pediatra a mesma me falou que é psicologico, porem nao fez nenhum exame. nao sei o que fazer ja conversei com ela mas ela me diz que nao sente nada e nem percebe que urinou na calcinha, o que faço? pode me ajudar??

    ResponderExcluir
  60. meu email ana.pmm@ig.com.br postei agora pouco anonimo e esqueci de colocar email

    ResponderExcluir
  61. Oi, meu filho vai fazer 10 anos ele faz coco nas calças quase todo dia, não sei mais o que fazer ele diz que não sente o coco sai.esta fazendo xixi na cama também. já estou a procura de apoio psicológico.poi não sei mais oque fazer pode mim ajudar.

    ResponderExcluir
  62. Meu filho fez cocô e xixi enquanto dormia, acordou chorando e me pedindo pra limpá-lo, ele tem quatro anos, fiquei preocupada.

    ResponderExcluir
  63. dr meu netinho tem 7 anos de odsi meses pra ca ele diz que doi pra fazer xixi so que levamos ele no medico e fizeram muito exame e naod eu nada so que ele começa chorar de dor e faz xixi na calça me ajude por fsavo .meu imal valquiriasidoski@hotmail.com

    ResponderExcluir
  64. Olá! Tenho um filho de 3 anos e ele não quer mais fazer coco. Ele faz xixi na privada, não usa mais fraldas para dormir e o desfralde dele foi natural (ele mesmo pediu para eu não colocar mais fraldas). Já o coco ele fica dias segurando (4/5 dias)até eu precisar usar minilax. A alimentação dele tem muitas frutas e no leite da noite eu coloco 5ml de lactulose, mas mesmo assim ele segura o coco. Quando eu coloco o minilax e ele faz coco ele tb chora pq não quer que limpe. Ah e ele só faz coco na fralda. O q devo fazer?

    ResponderExcluir
  65. Ei thelma meu nome é Camila tenho um filho de quatro anos, ele não faz xixi nem nas calças e nem na cama mas de um tempo pra cá eu o observo fazer xixi varias vezes por dia inclusive em intervalos bem pequenos tais como minutos por vezes, e também mastiga a gola da camisa que as vezes tem que ser trocadas de tão molhadas,e a ultima agora não quer mais ir a escola, o mastigar das golas eu sei que assim que o coloquei na escola ele começou a fazer isto, mas o xixi não sei ainda o motivo. estou muito preocupada pois não sei o que fazer nem que atitudes tomar por favor me ajude.

    ResponderExcluir
  66. Olá Thelma, meu filho está num processo assim: umas trÊs semanas atrás fez xixi nas calças na escola, na semana segunte um dia da semana fez duas vezes cocô e esta semana tem feito muito cocô, o desespero dele é tanto que está acordando a noite sozinho para ir ao banheiro ou temos que parar o carro em algum lugar para ele fazer. Ele está fazendo em médio 5 cocôs por dia. O que pode ser? Meu marido está apresentando a ele novos desenhos e video game. Não notei mais nada de diferente, apenas que fica emburrado facilmente quando é contrariado!

    ResponderExcluir
  67. Nossa! estou vendo que não estou sozinha.Tenho um filho de sete(7) anos que também faz cocô na cueca,e eu já fiz de tudo :levei ao médico,coloquei de castigo e já dei umas boas palmadas mas nada resolve.Ele fica de cocoras quando está brincando.só vai ao banheiro no ultimo minuto.Tem dia que eu o troco mais de quatro vezes,eu já estou ficando injuriada.. minha casa fede a cocô tenho vergonha quando vem visitas em casa e eles sente o fedor de cocoô e xixi.Eu já cheguei a conclusão que eu é quem precisa de ajuda para saber lidar com isso.SE puder me dar uma orientação agradeço.Bjs

    ResponderExcluir
  68. Doutora a senhora poderia me dizer o que leva a minha filha de dois anos e quatro meses arrancar a fralda mexer nas fezes, toda vez ela faz isso,sei que ela ainda não está preparada pro desfraldamento pois já tentei,e ainda não deu certo ,tento não brigar com ela mas é chato e nojento do nada ela aparece com a mão suja virou mania o que posso fazer?

    ResponderExcluir
  69. Doutora a senhora poderia me dizer o que leva a minha filha de dois anos e quatro meses arrancar a fralda mexer nas fezes, toda vez ela faz isso,sei que ela ainda não está preparada pro desfraldamento pois já tentei,e ainda não deu certo ,tento não brigar com ela mas é chato e nojento do nada ela aparece com a mão suja virou mania o que posso fazer?

    ResponderExcluir
  70. Preciso de ajuda, meu filho de 3 anos e 2 meses já não usa mais fraldas a 6 meses.
    Vai sempre no banheiro , mas já faz 3 dias que tem feito xixi e coco nas calças no começo começou a fazer xixi agora o numero dois perguntei se esta com dor de barriga disse que não , perguntei porque então esta fazendo nas calças ele ri e na responde sera que esta com algum problema psicológico ?

    ResponderExcluir
  71. Oi, preciso de orientação. Minha filha tem 8 anos e esta tendo problemas em relação a escapadas de xixi. Quando ela ri muito na escola ela acaba fazendo xixi e ela garante que não estava segurando o xixi... devo me preocupar? isso ja esta trazendo constrangimento para ela na escola

    ResponderExcluir
  72. olá, minha filha tem 3 anos e meio e faz coco e xixi nas calças,ela fica brincando ou assistindo tv e se destrai ,e acaba fazendo na calça,algumas vezes aconteceu de ela passar coco na cama na parede uma vez entrei no quarto e ela estava brincando com o coco na mão,eu levo ela no banheiro e no pinico mais ela não faz,as unicas vezes que ela fez no vaso e por que vi ela querendo vazer na calça e corri dai consegui que ela fizesse no vaso,nossa é dificil ela não liga a gente sai vai no mercado e ela faz xixi na calça faz coco e dai a gente tem que largar tudo e ir embora não sei mais o que fazer por favor me ajude,ela começou a ir a escola e faz xixi lá todo dia

    ResponderExcluir
  73. Minha filha está com 3 anos e meio, mas no inicio do ano passado ela fez coco na calça na escola e a professora a colou pra pensar, depois disso nunca mais consegui que ele fizesse coco na privada direito, ela alterna momentos bons e outras em que só faz as fezes na calcinha. Isso gerou uma infecção de urina crônica, que já dura um ano. Tetamos de tudo pra ela parar de fazer coco na calça, pois os médicos afirmam que está é a causa da infecção, mas não obtive resultados. Qual sua opinião?

    ResponderExcluir
  74. anonima 07 de março de 2014 18:43
    minha filha de2 anos e8 meses com2 anos já fazia coco e xixi na privada,agora faz nas calças e ainda não quer se limpar quando acontece,me ajude por favor não sei o que fazer tenho tentado de tudo e nao to conseguindo .

    ResponderExcluir
  75. Olá boa tarde, minha filha tem 3 anos de idade e já não faz mais xixi e coco na fralda, nem de dia nem de noite, porém ela faz coco todas as vezes que vai ao banheiro fazer xixi, isso é normal, pq ela começou a dizer que dói o bumbum

    ResponderExcluir
  76. Olá! Minha filha tem 4 anos, faz xixi no banheiro ja faz muito tempo, porém o cocô ela ainda faz na calcinha. Pesar dela fazer todos os dias ela tem muita dificuldade e o cocô dela sempre é muito grande. Isso é normal?? Faz um mês que estou sendo mais rígida para ela fazer no banheiro...ela ja fez algumas vezes mas insiste em fazer na calcinha. Qdo não deixo ela fazer na calcinha ela segura e fica dias sem fazer e isso me preocupa muito. Não eei o que fazer!!!

    ResponderExcluir
  77. Olá,meu bebe fez dois anos em março,mas ia na creche e desde fevereiro nao usava mais fralda durante o dia,somente a noite e em abril parou de usar a noite tbm,mas de uma hora pra outra começou a fazer coco na calça na hora de sair pra creche,descobri que estavam batendo nele na cheche,imediatamente tirei ele de lá,mas contratei uma baba,ele gosta dela,ela aparentemente cuida bem dele,mas ele começou a fazer xixi na calça incontrolavelmemte,chega a tirar a calça no meio da sala e fazer o xixi...POR FAVOR,PRECISO DE AJUDA,POR FAVOR...Obrigada!

    ResponderExcluir
  78. Boa noite!!! Meu filho 3 anos aprendeu a fazer coco e xixi no vaso cedo. mais de um mes pra ka ele so tem feito na roupa. ESTOU PREOCUPADA!!! me ajude

    ResponderExcluir
  79. Minha filha tem 3 anos aprendeu fazer xixi no banheiro normalmente,mas de um tempo pra tem segurado xixi ate fazer na calça.Quando estou com ela o dia todo ela nao faz na calça so faz na escola e quando estamos voltando da escola o que faço?

    ResponderExcluir
  80. Tenho um filho de 7 anos que atualmente vem apresentando um quadro desses; só que ele esta com mania de fazer cocô nas próprias mãos para brincar!... estou muito preocupado com isso... por favor me ajude!!

    ResponderExcluir
  81. Boa tarde !!! Meu filho tem 3 anos e 8 meses e ainda faz xoxo na calça, o xixi ele pede ele faz sozinho ,mais o coco não.eu ja contei historinhas com teatrinhos, levei ele junto comigo no banheiro,conversei e converso bastante ,pergunto pra ele onde tem q fazer coco, ele responde no banheiro mamãe.Ja falei que iria dar um presente bem bonito se ele parasse de fazer coco na calça,e nada ,não sei mais o q fazer.comprei redutor comprei varios peniquinhos bonitos e nada...não sei mais o q fazer.!!!

    ResponderExcluir
  82. Bom dia, tenho gêmeos, dois meninos, e um dos deles é muito disciplinado, já o outro faz muito xixi na roupa, já fiz vários exames e não deu nada, já tentei várias estratégias como premiação etc .. e nada resolveu, acho que ele faz isso para chamar minha atenção, mas como conversar com ele sobre isso ?

    ResponderExcluir

O seu comentário será publicado após moderação da editora do blog.
Obrigada!