sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Criança que faz cocô nas calças precisa de tratamento multidisciplinar

Os comentários no post Crianças usam xixi e cocô para mostrar que algo não vai bem com elas e alguns e-mail que recebi de mães e professoras revelam como as famílias ficam angustiadas diante da dificuldade de crianças e adolescentes em lidar com as fezes.

Prender o cocô por dias porque tem medo de defecar, ter nojo de limpar o bumbum, fazer cocô na roupa ou em um canto da casa e até brincar e espalhar fezes pelas paredes são algumas das coisas que fazem parte do dia a dia de várias crianças de cinco, sete, 11 anos de idade.

Eu conversei sobre isso com o psicólogo do Projeto Enurese, da Universidade de São Paulo (USP), Rodrigo Fernando Pereira, que explicou a necessidade de encarar a encoprese como um problema que exige o envolvimento de vários profissionais da saúde no tratamento.

As estatísticas sobre enurese e encoprese, fazer xixi ou cocô nas calças ou fora da privada, mostram que os casos de encoprese são menos numerosos, no entanto, são mais graves e requerem um esforço maior por parte dos pacientes e das famílias até uma solução.

Nesta entrevista, Rodrigo Fernando Pereira, doutor em Psicologia Clínica da USP e psicólogo da disciplina de Urologia da Faculdade de Medicina do ABC, contribui com importante esclarecimento sobre o assunto.

Leia também:

Crianças usam xixi e cocô para mostrar que algo não vai bem com elas

97 comentários:

  1. oi meu nome é jane tnho um filho de 3 anos chamado kauan o kauan faz xixi certinho no vaso mais o coco faz nas calças por ele ser uma criança muito intelizente e tem facilidade de entender as coisas me preucupo muito com isso preciso de ajuda por favor .obrigado

    ResponderExcluir
  2. Olá , me chamo Bruna , minha filha tem 2 anos e 8 meses e há 2 meses tem feito côcô nas calças , já tentei de tudo e nada , ela parou de usar fralda assim que completou 2 anos e estava fazendo tudo direito no vasinho , mas derrepente aconteceu isso , qd falo com ela , finge não ter entendido , xixi ela pede normalmente ...... estou mt preocupada , me ajudem por favor.

    ResponderExcluir
  3. Oi, meu filho de 06 e meio faz cocô nas calças todos os dias, mtas vezes ele esta entretido com algo, outras nem tanto. Ele esta naquela fase dos medos...monstros...mas desde que tiramos a fralda isso vem acontecendo! Ele esta indo em psicologo, esta no 1º ano, mas o fará novamente em 2011 pois não esta maduro o suficiente para passar de ano, esta na fase silabica. Ele parece nao ter vergonha e nojo da situação! Como devemos proceder? Isso ocorre todos os dias, as vezes 2 ou 3 vezes..temos tratado com carinho, conversando...mas cheguei num ponto de dizer que se ele nao começasse a pedir para levá-lo quando tiver vontade, ou continuasse fazendo este ano o "papai noel" nao viria...chega uma hora que nos perdemos!

    ResponderExcluir
  4. oi td bem, minha filha tem 3 anos desde que começou a andar com 1 ano e pouco eu a ensinei a usar o vaso sanitario foi td muito tranquilo pra ela no meio desse ano eu coloquei ela na escolinha com 2 anos e meio td estava indo muito certo ela adora , mas não sei porque de mese pra ca o intestino dela ficou bloqueado quando ela conseguia fazer o coco era muito doloroso pra ela tentei de td agora esta mais regulado mas ela começou a fazer o coco so na calcinha não pede mais pra ir ao banheiro o que pode ser.

    ResponderExcluir
  5. Oi, minha filha tem 3 anos e pela primeira vez fez cocô nas calças fiquei sem entender no momento, pois isso nunca tinha acontecido antes. Estou preocupada e gostaria de entender esse fato?

    ResponderExcluir
  6. Meu filho tem 9 anos...e faz coco nas calças todos os dias...o fedo é demais...eu fico triste, converso com ele mais não tem jeito...ele chega a enganar ele mesmo dizendo que ele não fez...não sei mais o que fazer......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oí Meu filho de 7 anos tambem é assim. leve ele no médico ENCOPRESE tem remédio

      Excluir
    2. Oi meu intiado é assim não sei o que fazer tbm... Será que existe remédio?

      Excluir
  7. ola minha filha tem 10 anos ...e faz coco nas calças todos os dias nao sei mais oque fazer ...mim ajudem por favor .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá ... meu filho tem 11 anos e tambem ainda faz coco nas calças. Eu tambem naõ sei como lidar com isso. Ja levei em médicos e psicologos, mas nem eles sabem como me ajudar.

      Excluir
  8. olá, meu filho tem 6 anos e tem nojo de limpar o bumbum. por isso ele segura até por 4,5 dias. Não faz nas calças, mas eu que preciso limpar, pois quando converso que ele precisa limpar ele até chora...

    ResponderExcluir
  9. Olá, meu filho de 8 anos e 9 meses de um tempo para cá ele vem fazendo coco nas calças com uma frequencia absura de 02 a 03 vezes ao dia, não sei mais o que fazer já briguei, deixei de castigo, faço eles lavar as cuequinhas dele e não tem jeito, estou em um ponto de desespero por favor alguem me ajude.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. por que vc nao poe fralda nele?

      Excluir
    2. Acredito que colocar fralda novamente provocaria uma regressão no desenvolvimento dele, visto que ele já esta com quase nove anos, isso poderá sr pra ele como um ' insulto', menosprezo, a alto estima dele pode vir a baixo.

      Excluir
  10. Pelo amor de DEUS!!Alguem me de uma luz!!!Meu filho de 2 anos e 10 meses parou d fazer cocô na calça,mas há uns 3 meses pra ca so faz na calça!!!Não sei mais o que fazer:ja bati,conversei,deixei de castigo fiz q chorava mas nada adianta!!!Será q preciso levar nao psicólogo??
    Agradeço a quem puder me dar uma opinião!!!!

    ResponderExcluir
  11. Socorro!!! Não sei mais o que fazer!!!
    O meu filho, hoje com 4 anos, parou de fazer coco nas calças com 3 anos. De um tempo para cá, ele começou a fazer coco na calça de novo... Ele não pede para ir, nem fala que está com vontade, apenas faz. Quando sentimos o odor perguntamos se ele fez e ele ri e nega.
    No primeiro momento, conversei muito. Depois passei a colocar de castigo, até ter que chegar em atitudes mais drásticas.
    Não sei mais o que fazer... Alguém já passou por isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi ana estou passando por isso tambem, meu filho tem 9 anos o que eu faço?

      Excluir
  12. ola estu desesperada tb meu filho tem 10 anos e é igualzinho o seu .... ja bati nele ja conversei nao tem mais o que fazer to desesperada vamos trocar informacoes? é um terror o cheiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu tem 13 anos e tbm faz coco na calca as vzes tm medo de faxrr uma loukura pq a paciencia ja esgotou. ,pensa ele ja tm o meu tamanho

      Excluir
    2. oi gente meu filho tambem tem 10 anos e faz coco nas calças e nem fala, não sei o q fazer faz mais de uma vez por dia. e apanha todo dia, o que eu faço?

      Excluir
  13. oi,meu filho tem três anos e de uns tempos pra cá voltou a fazer côcô na cueca de novo,já bati,conversei,coloquei de castigo e nada, ele continua fazendo,eu penso q talvez seja porque nasceu a irmãzinha dele e ele vê ela fazer na fralda acha q pode fazer tbm na roupa.Por favor alguém me ajude.

    ResponderExcluir
  14. Olá, minha filha vai fazer 6 anos mês que vem e até hoje faz cocô nas calças, mas na escola isso não acontece.
    Sem contar que o cheiro é in suportável e, é um odor sem igual. Ela é esperta e muito desenvolvida, lê, fala igual a um adulto e não sei mas como trata-la. Acredito que isso aconteça por que o pai dela e eu somos separados a 4 anos e tudo mais, e reconstitui uma nova família e tenho outro filho.
    Gostaria de saber a que profissional da área da saúde eu devo procurar para fazer o devido tratamento.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  15. meu filho tem 10 anos,faz coco nas calça todos os dias o que fazer estou desesperada!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  16. Olá....
    Tenho uma filha de 10 anos que ainda faz cocô na calcinha,são varias vezes ao dia,ela só parou de usar fraldas aos 7 anos de idade e por mais que eu brigue ou fique triste com ela ,ela continua fazendo.Na escola chamam ela de fedida,em casa as irmãs tb repreendem,mas não sei mais o que fazer.Por favor preciso de uma orientação.
    Aguardo resposta em breve.Obrigada.

    ResponderExcluir
  17. Meu filho vai fazer 12 anos e ainda faz coco nas calças, um adolescente.também já o levei para psicólogas, e na médica ela me deu apenas um medicamento a base de fibras para ir ao banheiro todo dia, mas ele não vai e faz de novo nas calças.Eu converso com ele, ele me jura que vai parar e nada.Suja cuecas, shorts ,já tirei video game, tv ,pc e nada.Deixei de castigo, e conversei muito.Como reagir, não é normal esse comportamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uai coloca fralda n menino ué,é um bb ainda,ele ainda é um bb tadinho.

      Excluir
    2. ele pode ser um diaper lover ou ter incontinencia, nos dois casos fraldas sao nessecidades reais e não deve castigá-lo por isso acontecer.

      Excluir
    3. as pessoas ficam zuando, eu sei bem como é isso meu filho de 10 anos tbm é assim, n é nada facil, sei q ele tbm sofre com isso.

      Excluir
  18. Tenho uma filha de 5 anos que quando ela está brincando e até mesmo na escola faz coco na calcinha...engraçado que em casa e quando saimos ela pede mais quando não estou perto ela segura e não vai ao banheiro. Não sei o que fazer nem como agir. Já xinguei, deixei de castigo, mais não adiantou ela continua fazendo coco na calcinha.
    Ela me diz que não da tempo pq ta brincando. Me ajude, como posso agir nessa situação.

    ResponderExcluir
  19. O meu filho tem 6 anos e ainda faz coco nas calças . Ele me diz que nao sabe o porque .Eu ja conversei ,deixei de castigo mas nao adiantou .Por favor o que eu faço?

    ResponderExcluir
  20. TENHO UMA FILHA DE 6 ANOS, E ELA VOLTOU A FAZER COCÔ NA ROUPA, EU CONSTITUI UMA NOVA FAMILIA, E TENHO OUTRO FILHO DE 1 ANO, NÃO SEI MAIS O QUE FAZER PARA ELA PARAR COM ISSO. PRECISO DE AJUDA.

    ResponderExcluir
  21. ola meu nome é jessica tenho um filho com 3 anos e não aguento mais ja ate chorei não sei o que aconteceu com 1 ano e 3 meses ele ja fasia tudo nu pinico mais de um tempo pra ca so fais nas cauças por favor estou desesperada não sei o que pode ser me ajudem por favor

    ResponderExcluir
  22. patricia de lucena21 de outubro de 2011 17:18

    me ajudem , não sei mais o q fazer,meu filho de 9 anos não para de fazer coco nas calças ele fala q vai parar, para por uns dias e depois volta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu tbm tem 10 anos e faz tbm... to desesperada

      Excluir
  23. olá meu nome é mauricéia tenho um filho de 6 anos,ele estar fazendo cocô na roupa,ele saiu das fraldas com dois anos e seis meses,eu e o pai dele ja conversamos com ele e ele fala que não sente,quando am sentir já fez,pois isso estar ficando muito chato,por favor doutor me ajude.obrigada.

    ResponderExcluir
  24. Meu filho tem 6 anos,desde os 03 ele faz coco na calça.Com o1 nós tiramos a frauda dele, e ele respeitou os 3 primeiros meses:fez no vaso direitinho.Depois ele nao pedia mais para ir ao banheiro,fazia coco na calça,só pedia apenas para ir ao banheiro quando era xixi.Na escola chamao ele de " cocozinho",ele chega em casa chorando,eu já falei com ele:(filho nao pode fazer coco na calça.)e o fedor é horrivel,quando sentimos o cheiro olhamos para ele e perguntamos ele fala que nao fez. Olho,ta tudo sujo...Já o deixamos de castigo,fiz ele lavar a cuequinha fasso ele leva para a escolinha,mas ele nao respeita.Ele faz coco 2,3 vezes por dia.O que devo fazer?Me ajudem pf!Obrigada...

    ResponderExcluir
  25. Socorrooooooooooo!!!!Minha filha parou de usar fralda desde 2 anos, agora aos 3 voltou a fazer xixi e cocô nas cauças....eu já conversei e não sei mais o que ffazer....Por favor me ajudeeeeeeeeeeeeee

    ResponderExcluir
  26. Amigos, passo por isso há 5 anos. Já levei meu filho ao médico, fez ultrasonografia, Raio x, tratou com Gastro e o médico disse que clinicamente ele não tem nada. Passou Munvilax um remédio em pó com gosto de limão que tomava em jejum. Não adiantou nada.
    Uma criança nunca iria ficar fedendo à toa. Nós pais temos que buscar pela cura deles com compreensão e carinho. Só isso poderá levá-los a melhorar. Boa Sorte!!!

    ResponderExcluir
  27. olá..meu nome é ana paula, venho convivendo com um triste problema,meu filho de 10 anos sempre faz coco nas calças,desde q minha filha nasceu ele passou a fazer isso.
    ja levei a médicos, dei remédios mais nada.
    me ajudem não sei mais o q fazer, tenho medo por ele ser reprimido nos lugares.

    ResponderExcluir
  28. Por favor estou recorrendo a vocês porque ja nao sei mais o que fazer tenho um filho de 5 anos que de uns tempos pra ca começou a fazer coco nas calças acho que ja fiz tudo o que podia ser feito BATI,COLOQUEI DE CASTIGO,FIZ LAVAR A CUEQUINHA,SENTEI COM ELE CONVERSEI,EXPLIQUEI, CHANTAGIEI UFA..... fiz muitas coisas alem disso tudo mais agora eu ja nao sei o que fazer to desesperada agora no momento a unica coisa que eu consigo fazer é chorar quando ele faz, por favor eu peço a voces me ajudem de alguma forma!!!!

    ResponderExcluir
  29. Tenho 2 filhos um de 4 anos e outro de 3 anos, o Kae de 3 anos, quando tinha 2 aninhos ele saiu das fraudas agora com 3 anos está fazendo xixi e coco na roupa, o mais velho vai para escola e ele fica com a babá, o Kae pede todas as vezes para ir com o irmão para a escola, já conversei com ele, já deixei de castigo até mesmo dei ums tapinhas na bunda, não adiantou. O que faço? me ajudem.

    ResponderExcluir
  30. Olá Pais, ! Não sou pai ainda mas tenho certeza de uma coisa. Procurem ajuda de um psicólogo ! já pesquisei sobre psicologia e sei que a linha psicanalítica tem um estudo específico sobre o desenvolvimento intelectual e sexual sobre crianças e adolescentes ! podem procurar sobre as fases de desenvolvimento da criança ! "Fase Oral Anal e Genital". Na teoria, todas as crianças precisam passar por estas 3 fases e pode ser que estas crianças precisam de uma ajuda para "passar" por uma delas e atingir seu desenvolvimento pleno ! não sei como é o tratamento com outras linhas da psicologia como a Cognitivo Comportamental, Comportamental, Humanista, Gestalt, etc. Leiam sobre o desenvolvimento da criança para entender melhor e procurem um psicólogo; com certeza vai dar certo ! obs: tinha um primo que tinha esse problema tmb

    ResponderExcluir
  31. MINHA FILHA TEM FEITO CONSTANTEMENTE COCO NA CALÇA E ISSO ESTA ME ASSUSTANDO MUITO POIS ELA ESTA REGREDINDO E NÃO SEI COMO AJUDÁ-LA

    ResponderExcluir
  32. JAQUELINE RODRIGUES11 de dezembro de 2011 17:22

    OI MEU NOME E JAQUELINE,EU TENHO UM FILHO DE TRES ANOS E SETE MESES A MAIS DE UM MES ELE COMECOU A FAZER COCO NAS CALCAS EU NAO SEI MAIS O QUE FAZER JA CONVERSEI COM ELE MAS ELE NAO ME DIZ O MOTIVO PORQUE ELE FAZ ISSO SE SOUBER O QUE FAZER POR FAVOR ME AJUDE.

    ResponderExcluir
  33. Bom dia,
    Meu nome é Carla e tenho uma filha de 3 anos e 3 meses e já não usa fraldas há alguns meses, nem para dormir. Ela pede direitinho pra ir urinar, senta no vaso sanitário (nunca usou priniquinho, detestava) mas já para defecar ela começa colocando a mão no bumbum, se encosta pelas paredes, abaixa no chão e quando perguntamos se ela que fazer cocô ela sempre nega. Quando vamos ver ela já faz cocô na calcinha e algumas vezes nos fala, mas na maioria dos casos nega que fez o cocô. Já tentamos tudo, desde a conversa até a briga e ameaçar que ela ficaria suja até se assar. ABSOLUTAMENTE NADA fez efeito. Eu e meu marido já não sabemos mais o que fazer.. Espero que possa me ajudar pois estou notando que isto está aumentando assustadoramente. tem dias que ela chega a sujar mais de 6 calcinhas por dia. Desde já agradeço a ajuda e orientação de como lidarmos como problema.

    ResponderExcluir
  34. camila, tenho o mesmo problema com a minha foilha de 9 anos....ja passei tb por varias preocupacoes...mas de uma coisa te granto, tem que haver muita, mas muita paciencia mesmo para poder ajudar nosos filhos a superar e a controlar este problema, pois assim como eu, acredito que vc tambem pense que nunhum deles tem vontade e nem querem estar sujo de fezes nas calcas pra onde vai...esse e um problema dificil, que requer muita dedicacao de ambas as partes , mas levando em conta que a crianca depende da nossa dedicacao e paciencia!!!

    ResponderExcluir
  35. tenho uma filha de sete anos de idade desde os tres faz xixi nas calcas e na cama na escolinha vem os pareceres e sempre diz que por medo que o coleguinha pegue o brinquedo dai faz de um ano e meio para ca comecou a fazer coco me separei nesse meio tempo tenho uma menina de dois anos e faz uns tres meses que faz xixi e coco no banheiro sera que e ciumes da irma ou devido a separacao o que devo fazer ja foi para fono por causa da fala psicopedagoga tambem como agir em casa com ela o que devo fazer devo procurar uma psicologa

    ResponderExcluir
  36. o meu filho tem 5 anos e não pede de forma alguma para fazer côcô no vaso sanitário eu até já passei vergonha na rua porque onde ele estiver se a vontade der já era ele faz ali mesmo já conversei com ele , já briguei , já bati e nada resolve por favor me ajude o que eu faço aguardo contato urgente

    ResponderExcluir
  37. oi tenho sofrido com meu filho de 5 anos que tem feito coco na cueca direto.no começo achava que era manha mas agora to pensando em levar ao medico , tive pensando .Faz tempo desde os 3 anos anos que ele chora para não ir para escolinha até tirei ele no final do ano passado pois não aguentava ver ele chorar toda manhã, será que isso tem infuencia?l

    ResponderExcluir
  38. Ola gostaria de uma respostas de voces mas eu já fui em terapia já mandei ele lavar as cuecas , e as roupas que ele sujasse de coco e xixi .Já riram dele na escola o ano passado e também eu defendi mas este ano ele vai para o terceiro ano.Disse que vai parar e tudo mais mas não para te nove anos de idade.................O que eu faço já fiz de tudo eu amo este menino mais do que tudo.......

    ResponderExcluir
  39. Olá,
    Tenho um filho de sete anos. è um menino lindo... Só que faz cocô nas calças. Quando você vê que ele está quietinho... pode saber... Chega a sujar de seis a sete cuecas por dia. Já conversei com ele, expliquei o que ele deve fazer, coloquei-o em uma psicóloga, levei-o no pediatra, sem resultado algum. Não sei mais o que faço. A família toda fica brava com ele, explica, mas não temos resultado algum.
    Estou preocupada porque logo vai começar as aulas e tenho medo que aconteça na escola, se é que quando ele está na escola ele segura. Por favor, gostaria que vocês me orientassem... Me ajudem... Obrigado.

    ResponderExcluir
  40. Meu filho de 6 anos faz cocô na calça desde os 2 aninhos. Fiquei abismada em ver que tantas crianças passam por esse problema e fiquei extremamente emociada em constatar que eu não sofro com esse problema sozinha, pois é muito doloroso. Com quatro anos o levei´`a psicóloga, e apesar de já aceitar ficar sentado no vaso, e muitas vezes, conseguir fazer cocô no sanitário, ele suja a roupa várias vezes ao dia ,de madrugada e em qualquer lugar. É enlouquecedor e muito triste. Ele é criado com tanto amor e carinho e é muito doloroso vê-lo todo sujo e com um cheiro horrível. Assim como as outras mães dos comentários já briguei, coloquei de castigo, já cansei de chorara com a psic´loga, mas é muito deseperador e me sinto muito sozinha, pois as pessoas que convivem conosco acham que ele precisa ficar de castigo no vaso, precisa perder o video game, mas já fiz DE TUDO, do 8 ao 80. Recentemente eu o levei a uma neurologista que também é psiquiatra e ela me diagnosticou se trata de um transtorno de ansiedade após ele ter feito um exame: MAPEAMENTO CEREBRAL. Há 15 dias ele está tomando uma medicação manipulada (não é uma calmante, mas faz com que ele relaxe e se torne menos ansiosoe tenso , equilibrando também a saída desenfreada do cocô) e percebi que em geral ele só suja levemente a roupa por uma ou duas vezes ao dia, o mau cheiro reduziu consideravelmente, mas a cada 4 ou 5 dias se ele não conseguir fazer cocô no vaso regularmente o cocô saiu inúmeras vezes ao dia, melhorando assim que ele consegue fazer uma quantidade maior no vaso. Ele também passou a ter um sono meois tranquilo e e melhorou em outros fatores que demostrama ansiedade além do cocô, como morder diariamente as golas das camisas, também fica bem menos escondido pelos cantos da casa. É uma luz no fim do túnel para mim. A médica me explicou que não é uma mágica, mas que estamos usando medicação para que ele (e toda a família) possa ter uma rotina mais tranquila, pois elea disse que essa situção causa uma angústia muito grande na criança, principalmente quenado os outros percebem, comco é o caso do meu. Se Deus quiser, esse tratamento ajudará o meu filho.

    ResponderExcluir
  41. Por favor preciso de ajuda. Meu filho tem 10 anos e desde criança tem dificuldades para defecar.
    Ele sempre chorava para ir ao banheiro mas eu e sua mãe achavamos que era manha coisa de criança, mas depois vimos que era sério.
    Descobrimos que sua fezes era muito resecada e machucava seu anus.
    Hoje com dez anos de idade ele vai ao banheiro com mais frequência mas o problema continua, ele faz coco na roupa e isso me deixa muito triste, percebi que sua alto estima não é mais a mesma, ele bricava mais com os colegas e agora fica mais em casa quieto assistindo televisão e eu seu pai percebi que é por causa do problema.
    Por favor me ajudem.

    ResponderExcluir
  42. Eu e minha esposa temos o mesmo problema...nosso filho tem 02 anos e não ha jeito dele fazer coco na fralda...ele tira a fralda e espalha coco pelo quarto inteiro, no guarda roupas, nas roupas na janela...nas paredes em tudo...o quarto fica INTEIRINHO cheio de bosta....E pior ele faz isso ás vezes 02 à 03 vezes por dia...
    Não aguentamos mais comprar fraldas porque ele tira todas ...mesmo sem uso e joga fora..rasga.
    O que fazemos....

    ResponderExcluir
  43. Por favor estou recorrendo a vocês porque ja nao sei mais o que fazer tenho um filho de 5 anos e faz 5 meses começou a fazer coco nas calças acho que ja fiz tudo o que podia ser feito BATI,COLOQUEI DE CASTIGO,FIZ LAVAR A CUEQUINHA,SENTEI COM ELE CONVERSEI,EXPLIQUEI, CHANTAGIEI UFA….. fiz muitas coisas alem disso tudo mais agora eu ja nao sei o que fazer to desesperada agora no momento a unica coisa que eu consigo fazer é c
    horar quando ele faz, por favor eu peço a voces me ajudem de alguma forma!!!!preciso de ajuda pois com isso ja estou ficando duente.e ja esta . estrando as aulas e como vou fazer,,,,,minha vida e chorar.ajuda-me

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola vanessa eu passo pelo msm problema q vc eamaioria so q meu menino tem 5 anos e isso me preocupava muito pois vem a idade escolar e os novos colegas q nao teream a msm paciencia q nos para encarar isso mas posso de dar o conselho q os profissionais me deram reveja se nao a nada do seu convivio familiar q possa estar prjudicando ele pois o medico do meu menino disse e isso e algum trauma como por exemplo alguma mudança de ambiente,brigas d pais na frente deles,maninho novo ou ate msm uma angustia sua q esteja passando para ele hj descobri q eram meus problemas minhas tristezas q ele presenciava q o fazia fazer coco nas calças e um bom acompanhamento pscicologico em familia nos ajudaram muito espero ter lhe ajudado de alguma forma.

      Excluir
  44. Cristina, boa noite. Também tive o mesmo problema com meu filho Rafael. Fiz tudo isso que você também fez. Porém, quando o levei na psicóloga, em uma semana ela conseguiu o que eu sempre tentei em vão: ELA FEZ UMA TABELINHA PRA ELE POR NA PORTA DA GELADEIRA. CADA VEZ QUE ELE CONSEGUISSE FAZER O COCO NO VASO, MARCARIA ALI COM UM X E TODOS DEVERIAM ELOGIA-LO. E GANHARIA UM PRESENTINHO (UM LÁPIS, UM CARRINHO, QUALQUER COISINHA), COMO PRÊMIO, ao passar uma semana, ele ja havia criado o habito. Ah, e também ela orientou levar revistinhas para ele ficar lendo lá. Espero que ajude de alguma forma.

    ResponderExcluir
  45. Nossa Cristina! Por acaso eu achei esse post... Meu filho tem nove e ainda não conseguimos resolver esse problema. Já fiz exatamente tudo o que vc relatou acima e passei pelas mesmas coisas. Meu filho tbm é muito ansioso e agitado, não quer parar p ir ao banheiro e então segura até não poder mais. Infelizmente mas nenhuma das três psicólogas que consultamos e passamos durante meses me mostrou uma "luz no fim do túnel". No final do ano passado nós recebemos várias queixas da professora, pois ele não consegue sentar para fazer a lição e atrapalha toda a sala, aliás até para comer temos que ficar no pé para que ele sente. Procuramos uma neuro e ela disse que, caso continue, haverá a necessidade do acompanhamento psicopedagógico. Fizemos algumas mudanças na nossa rotina, vamos ver se melhora... Caso contrário, espero que eu dê sorte com essa nova médica...

    ResponderExcluir
  46. Olá , sou mãe de um garoto pre-adolescente , que vive se borrando na cueca e exalando um mau cheiro ele é um ótimo menino , damos amor e carinho para ele , ele brinca é um menino normal , e pela idade dele é uma fase logo de pre adolescência , e é uma fase e tanto , penso no que diz respeito ao convívio social dele na escola na igreja ah é dolorido quando chego perto dele e ele está com aquele fedor horrível , é triste e fico com muito dó dele . E fico aflita com isto claro que tenho que lavar as cuecas dele e ele é gordinho e pela a idade dele fico pensando como resolver este problema ele vai ao banheiro faz o cocô dele e ele sofre de constipação gazes, hemorroidas e ele é um garoto tranquilo conversa bastante com agente é bem dado alegre e carinhoso com agente , e não quero vê-lo passar por maus momentos , ele é inteligente , penso se é algum medo que ele tem , e não me revela se é ansiedade e ele fica todo envergonhado quando percebo e sem graça e desconversa , as vezes ele acorda todo urinado também eu brigo com ele tudo , mais sei que não é da vontade dele , será que ele está comendo muito ? penso eu ... Que tipo de tratamento eu poderia fazer para ajudá-lo pois o amo muito , ele dorme bem , mas percebo que as vezes se agita mesmo dormindo e até já o peguei sonâmbulo o que eu faço para ajudá-lo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Levei meu filho a um cirurgião pediátrico, pois ele fica doze dias sem fazer cocô, o médico perguntou se a cueca ficava borrada e exalava um mau cheiro. Caso isso acontecesse é porque a criança não tem um glândula que faz ter força na hora de evacuar. Para descobrir é preciso fazer um exame. meu filho não tem essas características

      Excluir
  47. Odila Domingues Vieira21 de fevereiro de 2012 15:09

    Tenho uma amiga com um filho de 9 anos que faz coco nas calças nao temos ideia de como podemos ajuda-lo .Ela ja o levou para medicos eles dizem que é pisicológico mas nao passam nenhum tratamento no qual a gente passa seguir .Tenho muita pena dele pois ele é lindo e sofre muito com isso. por favor peço a ajuda de voces.desde ja agradeço.

    ResponderExcluir
  48. Olá!sou pai de uma menina de 3 anos,e já faz quase 1 ano que ela não usa mais fraldas,porém cocô ela só faz nas calcinhas,as vezes escondida.sinto que cada vez que começa a sentir vontade de defecar ela já fica tensa com a situação,porque a mãe já não tem mais paciência e já parte para agressão.temo por algum trauma.por favor!me ajudem!!!(renatogaroupa1@gmail.com)

    ResponderExcluir
  49. sou mae de uma menina de 8 anos e há 4 meses ela passou a fazer coco nas calcinhas... não sei mais o que fazer. estou contando com o apoio da pediatra dela, da professora, da coordenadora pedagógica da escola, e há 2 meses ela está fazendo terapia... já fiz de tudo, coloquei restrições, fingi que o assunto não existe, já coloquei ela sentada no vaso até fazer, mais nada... eu estou desesperada.... ela tem todo carinho, apoio de toda família, não só o meu e do meu marido, não falta nada pra ela. a terapeuta diz que ela precisa de limites. não sei mais o que fazer....

    ResponderExcluir
  50. Estou bastante surpresa com todos esses depoimentos. Nunca imaginei que tantos pais e até mesmo avós, assim como eu, tenha vivido ou esteja vivendo esse terrível problema. Jamais tinha ouvido falar sobre o problema. Resolvi pesquisar no " Dr, Google" pensando até que seria difícil encontrar qualquer coisa a respeito. Tal foi minha surpresa! Crianças; faixa etária praticamente a mesma e indefinida, mesmos sintomas e atitudes, características de crianças inteligentes...enfim, o que fazer? Alquem tem algum relato de êxito no tratamento? Podem compartilhar os resultados..? Grata!

    ResponderExcluir
  51. meu filho de 11 anos faz coco nas calças qse todos os dias, e fico impressionanda com a grossura e o tamanho sem falar no fedor q é demais e é um coco seco, não sei mais o que fazer já faço tratamento com psicólogo mas não esta adiantando nada pelo amor de Deus me ajudem !!! lannacrystina@yahoo.com.br
    Grata.

    ResponderExcluir
  52. Oi boa noite há 8 meses estou passando a mesma coisa com o meu filho de 6 anos.è importante passar com o gastro.O meu foi diagnosticado com megacolon funcional ..quando ele já não sente mais vontade de ir ao banheiro e de forma involuntária faz nas calças.Tem que mudar totalmente a alimentação, fdas mais fibras activia e frutas.Não é facil, hoje por exemplo estou desesperada e triste, mais creio que Deus possa curar o meu filho.

    ResponderExcluir
  53. Oi,
    Me chamo Alysson. Temos o mesmo problema de muitas das famílias que postaram seus problemas aqui.Temos um filho de 3 anos, ele faz o xixi na privada mas o coco se recusa a fazer na privada ou no pinico, ja tentamos de tudo, ficar alegre quando ele consegue, ficar bravo,repreender ou até prometer um presente se parar de fazer na calça mas nada adianta. Colocamos na escola, pensei que seria a mudança, mas ja vai fazer 6 meses e continua o problema.Precisamos muito de ajuda. O que devemos fazer

    ResponderExcluir
  54. Boa tarde,
    Meu filho tem 5 anos é constantemente faz coco nas calças, reclamo, coloco de cartigo e não seu o porque ele faz isso, fico muito chateada quando me ligam da escola falando que ele esta todo sujo. Me ajudem o que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tb tenho um filho de 15 anos que passa por isso. Muitas vezes suja a cueca, a calça ou o short. Faz um coco muito grosso e duro e passa horas no banheiro quando vai. Acredito que agora ele esta sentindo mais vergonha e procurando ir no banheiro sempre. Acredito que o problema é o mesmo: ansiedade para brincar ou inquietação. Muitas vezes ele, quando estava parado, ficava andando em círculo, dando volta. Porque não conseguia ficar parado. Tem momento que ele ficar parado e calado por sem prestar a atenção em nada. Na escola reprovou por não tem paciência para escrever. Há alguns anos ele copia muito pouca as matérias em sala de aula. Só Jesus pode resolver este problema, pois ninguém ou nenhum médico apresentou uma solução eficiente.

      Excluir
  55. passo pelo ,mesmo problema com meu filho e as vezes pergunto pra ele vc fez coco na ropa ?e ele diz n sei ele tem 7 anos é super inteligente damos carinho a ele e n entendo sera que ele sente a separação do pai ainda porque ele tinha 10 meses quando nos separamos será que mesmo sendo tão novo ainda carrega esse trauma fico muito angustiada mas vou tentar essa semana o método da tabelinha na geladira

    ResponderExcluir
  56. Olá boa noite

    estou aqui para perdi ajuda pois tenho um enteado de 5 anos que faz cocô na calça e eu e mãe dele já fizemos de tudo pra que ele parasse eu quero muito ajudar ele e vim aqui pra pedir ajuda !!!

    ResponderExcluir
  57. minha filha tem 10 anos faz coco na calcinha todos os dias nao sei mais o que fazer me ajudem por favor .fiquei surpresa quando vi que tem tantas maes com os mesmo poblema meu.

    ResponderExcluir
  58. minha filha te 10 anos e faz coco na calcinha todos os dias nao sei o que fazer .quase bato nela.fico muito angustiada e preocupada com essa situacao me ajude por favor

    ResponderExcluir
  59. minha filha também esta fazendo coco na roupa ela tem oito ano me ajude não sei como resolver este problema.

    ResponderExcluir
  60. MEU FILHO TEM 3 ANOS E NAO QUER NEM SABER DE SAIR DA FRAUDA TAMBEM SE ESCONDE PRA FAZER COCO FAZ TRATAMENTO COM A GASTRO PEDIATRA

    ResponderExcluir
  61. meu filho tem 10anos e vire e mexe ele esta com a cueca toda cagada,parece que ele prefere brincar ao invez de ir no banheiro,ele não é uma criança mimada mais é muito tímido quando saio com ele nos lugares mal fala com as pessoas tem vergonha o que fazer me ajude

    ResponderExcluir
  62. Boa tarde, estou sem saber o que fazer com meu filho, 12 anos e de forma involuntaria faz coco todos os dias na cueca, várias vezes. é triste, brigo muito com ele, mas não adianta, o pior que tenho que lavar pq ele tem nojo. não sei o que faço. recorro aqui por socorro.

    ResponderExcluir
  63. Olá! Meu nome é Angelina, pois estou passando por este problema com o meu filho de 8 anos, já levei em psicologo, mas tive que parar de leva-lo pois fui internada para dar a luz a minha 4 bebe que uma menina linda, mas o meu mais velho já vai fazer 2 anos que ele faz coco nas calças e já fui chamada na escola pois o cheiro estava incomodando a todos da escola, ele começou a fazer coco nas calças depois que voltou da casa do pai biologico....ele não conta o que aconteceu lá....pois atualmente estou casada....e o meu filho é agitado e nervoso. Agora não deixo ele ir para a casa do pai biológico, ele fica comigo. Tenho quatro filhos, tenho esse meu filho de 8 anos, o outro de 6 anos, uma menina de 2 anos e a mais nova de 6 meses. E tenho medo que os outros comecem a fazer por influência do mais velho...me ajudem por favor....estou desesperada. Deixo o meu e-mail aqui. Espero respostas.. angelysly2014@yahoo.com

    ResponderExcluir
  64. Oi meu enteado tambem vem fazendo cocô nas calças desde os 8 anos, hj está com 14 anos e de vez enquando faz cocô nas calças e permanece sujo andando na rua com amigos como se nada tivesse acontecido, é um adolescente muito intelugente, comunicativo, amoroso, namoradir etc..normal de qualquer adolescente da idade, entretanto me assustaa essas situaçao para a idade dele. Ja concersamos muito, mas parece que nao adianta..ele mesmo feito coco nega, e nao tem a capacidade de se envergonhar quando chamamos atençao para ele ir se limpar..o q devemos fazer nos ajude a entender e ajudar ele

    ResponderExcluir
  65. Bom dia estou enfrentando o mesmo problema com meu filho de 12 anos mas entendo que eles sofrem com isto e nao sabem lidar com a situaçao nos pais devemos ajuda-los da melhor maneira possivel nao criticar, chingar; bater; colocar de castigo tira o videogame eles estao vivendo uma situaçao dificil estao com problema é isto precisa de nós pais nao estou criticando ninguem isto e o que vejo mas seria muito bom se for td tratado com carinho so quem e pais sabem o quanto nossos filhos sao importante pra nois

    ResponderExcluir
  66. Aqui vai um relato pessoal que talvez ajude algum de vocês. A partir dos 3 anos de idade fazia muitas artes. Não parava quieto e as vezes ficava desligado como se estivesse fora do ar, distante. A partir dos 5 anos passei a tomar medicamento pois fora diagnosticado disritmia (sem espasmos de epilepsia) e que na verdade era hiperatividade. Apanhei muito a ponto de ficar com trauma do banheiro. Principalmente quando escutava a voz de meu pai. Fazia as necessidades no pátio escondido e quando não dava tempo fazia nas calças. Quando dava, colocava fora a cueca suja para que ninguém visse. Isso aconteceu até os 11 anos de idade e por muitos anos fui motivo de piada entre os irmãos que não entendiam o motivo. Depois que nos mudamos, havia mais de um banheiro e distante onde não escutava a voz de ninguém e conseguia fazer (quem não conhece uma pessoa que não se sente à vontade na casa de outra pessoa? Se na sua casa já é difícil, imagina fora de sua casa). Adquiri problemas de prisão de ventre que tenho até hoje. Me tornei uma pessoa muito envergonhada para falar a respeito do assunto a ponto de não conseguir comprar um simples laxante em uma farmácia. Em épocas de crises, fazia de tudo. Mangueirinha do chuveiro com água morna para amolecer para poder sair sem rasgar por dentro. E quando não tinha mangueirinha? Um dia foi até agulha de tricô para poder soltar. E apenas por um motivo. VERGONHA! Os pais muito rudes querem ensinar na MARRA e na PORRADA que filhos não podem errar nunca. A infância é o momento onde se aprende e onde ficam os traumas também. Ensinem sem serem violentos. Não tive culpa de ter nascido hiperativo, e, por ser o mais velho, de ter que ser e dar o exemplo! Não cobre de seu filho que ele seja um general aos 5 anos de idade, do contrário, poderá arruinar a vida dele. Hoje, com 45 anos de idade, ainda tenho problemas de prisão de ventre, e, talvez, tenha para o resto da vida.

    ResponderExcluir
  67. Ola, eu tenho uma filha de 3 anos e 4 meses, quando há tirei das fraldas ela fazia ela pedia p fazer coco e xixi no piniquinho e no vaso sanitario.
    E há uns 9 meses ela nao pede mas pra fazer coco, assim fazendo na calcinha, tanto em casa quanto na escolinha ou em outro qualquer lugar, ela nao pede, só xixi q sim.
    Não bato, já coloquei de castigo p pensar, ela pede desculpas fala que nao vai mas fazer, e torna a fazer de novo.
    Deixo de ir em muitos lugares por causa disso, e já nao sei mais o que fazer, por favor me ajudem.

    ResponderExcluir
  68. Cristina da silva ;meu irmão tem 8 anos e faz coco na roupa ,a gente fala ,explica ,mas parece que ,não encomoda ele ,ou ele não sente o cheiro ,pois quando manda ele si leva ele ,retruca e diz que não fez ,na roupa fica brabo ,não acheita que ele ta fazendo errado,.

    ResponderExcluir
  69. CRISTINA SILVA: TENHO UM FILHO DE 12 ANOS QUE FAZ COCO NA CUECAS MUITAS VEZES AO DIA: TEM DIA QUE NAO FAZ MAIS TEM DIA QUE ELE FAZ DE TRES A QUATRO VEZES AO DIA . ESTOU QUASE LOUCA COM ISSO;ELE FAZ TRATAMENTO PCICOLOGICO E PCIQUIATRICO DESDE QUE ELE TINHAS 8 ANOS: TOMA REMEDIO PARA TDAH; MAS COCO NA ROUPA NAO PAROU. FICO MUITO PREOCUPADA COM ISSO NAO SEI MAIS OQUE FAÇO; ELE SUJA AS CUECAS E NAO ASSUME QUE ESTA SUJO!!!!! SOCORRO ME AJUDE ACHAR UMA SOLUÇAO ELA ESTA UMA RAPAZ JA DE 1 METRO E 65... PRECISO DE AJUDA NAO SEI MAIS OQUE FAZER ELE É MUITO CIUMENTO TAMBEM MORRE DE CIUMES DO IRAMO DELE DE 6 ANOS... NAO ESTA FACIL OQUE FAÇO PARA MELHORAR ISSO!!!!??????

    ResponderExcluir
  70. Tenho um irmão de nove anos que faz cocô na roupa e não sente e fede muito

    ResponderExcluir
  71. Bom dia meu filho te. 10 anos e a 2 começou a fazer coco nas calças já fiz tratamento com gastro psicólogo nutricionista e nada continua na mesma já não sei oque fazer agora começou a fazer xixi tbem não sei mais oque fazer.

    ResponderExcluir
  72. meu filho tem 3 anos fazia xixi no vaso agora faz nas calças e cocô também não sei mais o que fazer estou estressada e muito preocupada

    ResponderExcluir
  73. Boa tarde! Estou escrevendo um artigo sobre encoprese e dificuldades de excreção na infância e peço que me ajudem, respondendo um pequeno questionário, que servirá de auxílio para definir metodologias de tratamento e controle desse difícil distúrbio. Quem puder me ajudar, por favor me comunique pelo e-mail: rodrigo.usp01@gmail.com.

    ResponderExcluir
  74. Oi estou passando pelo mesmo problema com meu filho de 8,anos me chamem no zap 964357582,vamos fazer um.grupo trocar informações não sei mais o que faco

    ResponderExcluir
  75. oi também estou com o mesmo problema que vocês meu filho só faz cocõ na roupa ja tentamos de tudo mais não adiantou, quem poder mim ajudar agradeço muito. email sandra.agorac@hotmail.com

    ResponderExcluir
  76. Eu estou de coração partido, tenho um priminho de 7 anos ele regrediu, pois já fazia no vaso e agora faz xixi e coco na roupa, só que mãe dele não tem paciência e grita muito,bate...
    Estou procurando uma forma de ajudar, mas como se os pais não tem equilíbrio psicológico para lidar ?
    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  77. Meu filho tem 5 anos e faz coco na cueca todos os dias ja troquei os alimentos mas nao revolveu o que faço estou ficando quase louca

    ResponderExcluir
  78. boa tarde, percebo que não há respostas..... Quam é o dono deste blog? infelizmente a minha menina tem 5 anos e faz mesma coisa acima e fiz de tudo, psicologia tá difícil.

    ResponderExcluir
  79. Meu filho tem 12 anos e aos dez começou fazer coco na roupa.Nao sei mais o q fazer já o levei no psicólogo e gastro.Tomou remédio e nada. Estou desesperada...

    ResponderExcluir
  80. Estou com o mesmo problema com minha filha de três anos ,estou levando na psicóloga para sai da fralda e agora ela não quer mais fralda e faz na calcinha esta sendo muito difícil.

    ResponderExcluir
  81. Meu filho tem 11 anos,tem alguns dias que ele faz cocô nas calças o fedo é muitoo, e quando eu percebo que ele fez vou perguntar pra ele o pq ele fez nas calças ele ainda menti diz que não está sujo mas a verdade é que está e fedendo muito. Já conversei já bati já coloquei de castigo mas não adianta, não sei mais oque fazer.

    ResponderExcluir
  82. Alguem conseguiu solucionar o problema porque eu também nao consigo

    ResponderExcluir

O seu comentário será publicado após moderação da editora do blog.
Obrigada!